sexta-feira, 26 de agosto de 2011


PROJETO FOLCLORE

Folclore Brasileiro – Folclore Piauiense
Público Alvo: Alunos do 1º ao 5º ano
Turno: Manhã
Duração: 15 dias
Culminância: 27/08/2011

Justificativa:
 
Se perguntarmos o que caracteriza um povo sua nacionalidade, certamente, encontraremos fundamentação no folclore que só absorve um conjunto de mitos e lendas que passam de geração, mas também o modo de viver, os costumes que se transformam em tradição. Antigamente não era tão fácil e rápida a transmissão das riquezas culturais como hoje. Então, as histórias com seus respectivos personagens e mitos eram contadas, e às vezes acompanhadas de danças. O patrimônio folclórico-cultural brasileiro é muito rico e se manifesta sob vários aspectos, dentre os quais: a linguagem, a culinária, a medicina popular, brincadeiras etc.


Objetivos:

1. Conhecer um pouco da cultura brasileira por meio de pesquisas de manifestações folclóricas.
2. Promover a conscientização das diferenças culturais a fim de suscitar o respeito aos costumes e tradições.
3. Propiciar a aproximação da família no processo de ensino e aprendizagem participando do projeto, partilhando experiência.
4. Exercitar a leitura e a produção escrita por meio de vários gêneros textuais.
5. Desenvolver a atenção, raciocínio, a criatividade e desinibição.


Conteúdos:

Os conteúdos pelos quais perpassa esse projeto abrangerão diversas áreas do conhecimento:
(a) Formação pessoal e social (Identidade, autonomia, interação com a comunidade escolar, prática de valores, conquistas acadêmicas...
(b) Movimento: por meio de músicas +coreografias, danças, brincadeiras, construção de brinquedos etc.
(c) Artes visuais: confecção de painéis, cartazes, desenhos, artesanato.
(d) Linguagem oral e escrita: entrevistas, contação e reescrita de textos trabalhados, cantigas, etc.
(e) Natureza e sociedade descobertas, pesquisas da historia de brinquedo, e brincadeiras, releitura de mundo, valorização da cultura, extrapolação de seus próprios limites.
(f) música - presente em várias atividades do projeto.
(g) Matemática – implícita em várias atividades, especialmente na construção de brinquedos.


Recursos:
 

Computadores, livros, revistas CD, DVD, papeis diversos, colas, madeiras, tintas, pincéis, barbantes etc.

Avaliação: 

Participação e envolvimento dos alunos no projeto bem como dos demais segmentos da comunidade escolar.

Culminância: 

A culminância do projeto ocorrerá em um dia festivo com apresentação de danças, músicas, textos poéticos, exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos, oficinas, contação de causos etc.
Sugestão de atividades a serem introduzidas no cotidiano escolar durante o desenvolvimento do projeto-folclore. As produções poderão ser feitas com base no tema e tipologia de cada ano: Cartas, bilhete, poemas, receitas, textos informativos e etc.

1º ano
  • Trava-línguas 
  • Parlendas
  • Adivinhações 
  • Cantigas de roda etc... 


Ver como apresentar na culminância; sugestões: Escrita/ leitura/ concursos/competições/ painel/ mural e etc.


2º ano

  • Brincadeiras infantis
  • Pesquisa: como eram no passado como são agora
  • Brinquedos construídos pelas próprias crianças: bonecas/ pipas/ carrinho de rolimã/ pião cavalinho/ dobraduras/ móbiles
  • Envolver a família nas atividades: pesquisas, entrevistas na construção dos brinquedos, exposição na culminância, oficina (demonstração de brincadeiras); convidar mãe, avós, tias..

3º ano

  • Lendas e Mitos folclóricos Nacionais. 
  • Saci Pererê
  •  Mula sem cabeça 
  • Caipora
  •  Iara 
  • Lobisomem e outros
  • Lendas Urbanas
  • Sugestões: contação de lendas
  • Desfile de personagens mitos
    Dramatização
  • Músicas
  • Produção de cordel (após pesquisa)
  • Danças
  • Secção de cinema (curtas)

4º ano

Riquezas culturais do Piauí I
  • Lendas e mitos do folclore Piauiense:
  • Num se pode/ cabeça de cuia/ A porca do dente de ouro e outros...
Sugestão de atividades:
  • Pesquisa
  • Leituras
  • Dramatização
  • Música
  • Entrevistas com personagens
  • Conversa entre personagens (encontro de personagens)

5º ano

  • Riquezas culturais do Piauí II
  • Culinária
  • Artesanato
  • Danças
  • Mezinhas (remédios caseiros) chás, lambedores, compressas...
  • Apresentação de receitas pelas crianças (comidas e remédios) mostrar porções (ingredientes) modo de fazer. Á venda nos locais indicados.
  • Homenagem à Luiz Gonzaga
  • Texto em cordel com a história do Rei do Baião intercalado com músicas do repertório dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário