PROJETO FOLCLORE
Público Alvo: Alunos do 1º ao 5º ano
Turno: Manhã
Duração: 15 dias
Culminância: 27/08/2011
Justificativa:
Se perguntarmos o que caracteriza um povo sua nacionalidade, certamente, encontraremos fundamentação no folclore que só absorve um conjunto de mitos e lendas que passam de geração, mas também o modo de viver, os costumes que se transformam em tradição. Antigamente não era tão fácil e rápida a transmissão das riquezas culturais como hoje. Então, as histórias com seus respectivos personagens e mitos eram contadas, e às vezes acompanhadas de danças. O patrimônio folclórico-cultural brasileiro é muito rico e se manifesta sob vários aspectos, dentre os quais: a linguagem, a culinária, a medicina popular, brincadeiras etc.
Objetivos:
1. Conhecer um pouco da cultura brasileira por meio de pesquisas de manifestações folclóricas.
2. Promover a conscientização das diferenças culturais a fim de suscitar o respeito aos costumes e tradições.
3. Propiciar a aproximação da família no processo de ensino e aprendizagem participando do projeto, partilhando experiência.
4. Exercitar a leitura e a produção escrita por meio de vários gêneros textuais.
5. Desenvolver a atenção, raciocínio, a criatividade e desinibição.
Conteúdos:
Os conteúdos pelos quais perpassa esse projeto abrangerão diversas áreas do conhecimento:
(a) Formação pessoal e social (Identidade, autonomia, interação com a comunidade escolar, prática de valores, conquistas acadêmicas...
(b) Movimento: por meio de músicas +coreografias, danças, brincadeiras, construção de brinquedos etc.
(c) Artes visuais: confecção de painéis, cartazes, desenhos, artesanato.
(d) Linguagem oral e escrita: entrevistas, contação e reescrita de textos trabalhados, cantigas, etc.
(e) Natureza e sociedade descobertas, pesquisas da historia de brinquedo, e brincadeiras, releitura de mundo, valorização da cultura, extrapolação de seus próprios limites.
(f) música - presente em várias atividades do projeto.
(g) Matemática – implícita em várias atividades, especialmente na construção de brinquedos.
Recursos:
Computadores, livros, revistas CD, DVD, papeis diversos, colas, madeiras, tintas, pincéis, barbantes etc.
Avaliação:
Participação e envolvimento dos alunos no projeto bem como dos demais segmentos da comunidade escolar.
Culminância:
A culminância do projeto ocorrerá em um dia festivo com apresentação de danças, músicas, textos poéticos, exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos, oficinas, contação de causos etc.
Sugestão de atividades a serem introduzidas no cotidiano escolar durante o desenvolvimento do projeto-folclore. As produções poderão ser feitas com base no tema e tipologia de cada ano: Cartas, bilhete, poemas, receitas, textos informativos e etc.
1º ano
- Trava-línguas
- Parlendas
- Adivinhações
- Cantigas de roda etc...
Ver como apresentar na culminância; sugestões: Escrita/ leitura/ concursos/competições/ painel/ mural e etc.
2º ano
- Brincadeiras infantis
- Pesquisa: como eram no passado como são agora
- Brinquedos construídos pelas próprias crianças: bonecas/ pipas/ carrinho de rolimã/ pião cavalinho/ dobraduras/ móbiles
- Envolver a família nas atividades: pesquisas, entrevistas na construção dos brinquedos, exposição na culminância, oficina (demonstração de brincadeiras); convidar mãe, avós, tias..
3º ano
- Lendas e Mitos folclóricos Nacionais.
- Saci Pererê
- Mula sem cabeça
- Caipora
- Iara
- Lobisomem e outros
- Lendas Urbanas
- Sugestões: contação de lendas
- Desfile de personagens mitos
Dramatização - Músicas
- Produção de cordel (após pesquisa)
- Danças
- Secção de cinema (curtas)
4º ano
Riquezas culturais do Piauí I
- Lendas e mitos do folclore Piauiense:
- Num se pode/ cabeça de cuia/ A porca do dente de ouro e outros...
- Pesquisa
- Leituras
- Dramatização
- Música
- Entrevistas com personagens
- Conversa entre personagens (encontro de personagens)
5º ano
- Riquezas culturais do Piauí II
- Culinária
- Artesanato
- Danças
- Mezinhas (remédios caseiros) chás, lambedores, compressas...
- Apresentação de receitas pelas crianças (comidas e remédios) mostrar porções (ingredientes) modo de fazer. Á venda nos locais indicados.
- Homenagem à Luiz Gonzaga
- Texto em cordel com a história do Rei do Baião intercalado com músicas do repertório dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário